Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, julho 05, 2017

Olhares sobre a formação dos treinadores brasileiros

A discussão sobre a formação dos treinadores brasileiros
Benê Lima 
Resultado de imagem para CBF, UEFA, Treinadores

Considero importante a visão de fora, o olhar diferenciado, amplo, e não condicionado ao aspecto político, do professor Jorge Castelo. Só que essa discussão deve ser feita levando-se em conta as condições brasileiras.  
Temos proposto a mudança da cultura da gestão esportiva em nosso país. CBF não é UEFA e nem há nela (CBF) vocação para isso.   

Resultado de imagem para CBF, UEFA, Treinadores 

Quando da instauração do Comitê de Reformas da CBF me enchi de esperança pela participação da comunidade esportiva, imprensa e a sociedade em geral, a fim de que pudéssemos contribuir para a mudança da cultura a que fiz alusão, através do poderoso instrumento que é o Estatuto daquela entidade de administração. Infelizmente, o nível da participação foi decepcionante. O resultado foi que coube quase que exclusivamente à CBF reformular seu Estatuto.  
Hoje, assisto a essa mesma CBF adotar algumas das medidas que preconizávamos, como uma inserção na vida sócio-desportiva e a busca por uma aproximação, para cooperação, com o governo federal, além de estados e municípios. Ou seja, a montanha está vindo a Maomé - verdadeira inversão da ordem natural das coisas. 
Voltando ao tema inicial, as nossas Escolas de Ensino Superior era que deveriam oferecer a formação de técnicos e de treinadores na área esportiva com maior rigor, zelo e aperfeiçoamento. No entanto, reconheçamos, a CBF tem estado empenhada nisso também. Ela criou, entre outros, o CBF Academy, que tem cursos para treinadores com Licenças D, C, B. A e Pro, além de cursos nas áreas de gestão do futebol e na do direito esportivo.  
É insuficiente? Sem dúvida que é, mas isso já representa um avanço.  
A possibilidade do conhecimento se dá também através do CBF Social e dos workshops ali ministrados.  
E agora temos a CBF como fomentadora das parcerias de pequenos projetos sócio-desportivos, entre a iniciativa privada e os poderes públicos.  
Que tal pensarmos em fazer um pouco , ou a nossa parte. 
(...)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima