Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, março 10, 2017

Gestor recomenda matéria sobre o futebol feminino

Por: Romeu Castro
Sobre matéria do UOL

Caros leitores,

Compartilho artigo de grande relevância do UOL, com um diagnóstico sobre o Futebol Feminino do Brasil, através da entrevista anônima com 64 atletas participantes do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino da Série A1. 


O artigo mostra dados importantes, como a defasagem imensa dos salários das atletas. 


Em 1997, no primeiro Paulistana, com o dólar e o real em paridade de um para um, o maior salário da modalidade chegava aos 36 mil reais mensais em valores de hoje, o equivalente à época, a 12 mil dólares americanos. 


O maior salário declarado na atualidade, é de apenas R$ 5.200,00. Os salários médios atuais, são inferiores à remuneração que as atletas campeãs brasileiras pelo Saad EC recebiam como ajuda de custo no mesmo ano, mas na categoria sub-17, e não no adulto.


Outros temas de imensa importância como o assédio às jogadoras, o nível das comissões técnicas os fatores que motivam os sonhos das nossas meninas também foram abordados, e merecem reflexão.

 
No final de semana em que se iniciam duas competições importantes para a modalidade, como o I Campeonato Paulista Sub-17, e o Campeonato Brasileiro da Série A, e também se dá o coroamento da semana dedicada à mulher, e por isso é importante retomarmos o debate e a combatividade. 


O Raio X apresentado pelo UOL, comprova que a demagogia não produz transformações, e que a presença de pessoas desprovidas história e paixão na gestão da modalidade, comprometem seriamente o futuro de inúmeras gerações. 


Texto muito bem fundamentado da 
Juliana Cabral, publicado nesta semana pela ESPN, também revela a dicotomia entre a presença de uma mulher de inquestionável paixão e lutas pelo Futebol Feminino, a nossa estimada ex-atleta Emily Lima, no comando técnico da nossa Seleção principal, e a falta de ação dos gestores na busca de adversários e competições que permitam um diagnóstico sobre a evolução do trabalho. 


Portanto, mais do que nunca, as nossa mulheres de ouro precisam da reflexão e da ação na defesa de tantos sonhos e também das conquistas do passado.

.


 clique no link acima e vá para a matéria 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima