Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, fevereiro 14, 2017

O que está acontecendo com o esporte mais amado dos brasileiros?

Luigi Bispo é Tecnólogo, Especialista em Gestão Esportiva, Pós-Graduando em Liderança Estratégica e Atleta.
                         *  *  *

O que está acontecendo com o esporte mais amado dos brasileiros?

Prometi a mim mesmo que não iria mais tocar no assunto futebol nacional, mas os recentes questionamentos de Benê Lima, importante ativista do Futebol feminino no Ceará, me fará abrir uma exceção.
Os dirigentes, em suma, não valorizam o conhecimento científico. O que vale na prática é a articulação de cunho, quase que exclusivamente, político.


Agora os clubes precisam de intervenção externa. Foi assim com o PROFUT, iniciativa do governo federal para equacionar as dívidas dos clubes. Foi assim com a Conmebol que obrigará os clubes participantes da libertadores investir no futebol feminino.

De quantas outras intervenções externas serão necessárias?

Os conselhos deliberativos, viraram em suma, parlamentos. A ordem da pauta, quase sempre, tem cunho político. Assim como no parlamento político nacional, um vazio de ideias dando asas a velha disputa do poder pelo poder.

Quando não, são os atletas dos grandes clubes que ganham fortunas cada vez maiores, dando péssimos exemplos dentro e fora de campo. Indisciplina, noitadas e outras distrações. A vaidade vai no céu e o futebol sucumbiu nos gramados.

Fico surpreso quando iniciativas como as minhas e de Abilio Diniz, no que tange a implantação de boas práticas de governança corporativa, custem a ser realizadas, devido ao embaraço político que corrói as agremiações.

O futebol não deve ter mais espaço para amadores, por isso, nosso maior Case (Exemplo de sucesso) é de um clube dos Estados Unidos, o Orlando City, que tem Marcos Peres como Diretor de Comunicação, a quem estendo minha admiração.

O clube da terra do Tio San, adotou as boas práticas de governança e hoje triplicou seu valor de mercado, saiu de uma discreta participação regional para figurar entre os 10 maiores do país, conseguiu atrair investidores para construir o estádio próprio, entre outras ações.

Alex Bourgeois, ex-CEO do São Paulo, talvez saiba mais que eu, não existe espaço para a profissionalização da gestão num olhar 360 graus.

Quando vejo o Professor Amir Somoggi, Consultor em Marketing Esportivo, talvez o único que circunda na grande mídia, fazendo críticas aos dirigentes de clubes brasileiros, me faz ter esperança por mudanças.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima