Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, novembro 24, 2016

Com campo menor e gols reduzidos, FPF adota 'padrão Fifa' para ajudar a base

Rafael Valente, de São Paulo (SP), para o ESPN.com.br 


DIVULGAÇÃO FPF
Jogadores de Palmeiras e Guarani em ação na final do Paulista sub-11
Jogadores de Palmeiras e Guarani em ação na final do Paulista sub-11
Com campos menores e balizas reduzidas, foi concluído no último domingo o primeiro Campeonato Paulista sub-11 adaptado as orientações da Fifa para torneios envolvendo garotos. As mudanças fazem parte de um estudo da entidade máxima do futebol que visa desenvolver melhor os jogadores mirins e deixar os duelos mais técnicos.
"Na Europa, torneios para garotos de nove, dez e 11 anos são disputados com essas mudanças, seguindo uma orientação da Fifa, pois é uma forma de aumentar a participação dos garotos. Eles atacam defendem, fazem um pouco de tudo. Isso ajuda tecnicamente o garoto, que terá uma vivência mais intensa, e deixa o jogo mais lúdico", disse à ESPN o ex-jogador Mauro Silva, que faz parte do Departamento de Integração com Atletas da FPF.
A avaliação não está apenas focada no jogador, mas no próprio jogo. A avaliação geral é que ao submeter os garotos ao mesmo padrão dos profissionais as partidas tinham qualidade muito inferior, com predomínio de chutes de longa distância e poucos gols.
"Esse é o resultado mais nítido. As partidas passaram a ter mais toque de bola, forçando os jogadores a tomarem mais decisões, terem mais atenção ao jogo. Há um estudo da Fifa com detalhes e conclusões bem técnicas. Há muito mais toques, muito mais gols, mais transições e mais aprendizado, afinal os jogadores conhecem um pouco de todas as posições."
"Com essas duas mudanças que fizemos, o jogo ficou mais coletivo. Não era correto submeter os garotos aos campos e condições impostas aos adultos. Havia muito desgaste, o jogo era mais pobre e tirava-se proveito algum para as outras categorias", disse Mauro Silva.
A média do Estadual sub-11 de 5,66 gols por jogo (804 tentos em 142 gols). O campeão foi o Palmeiras, que superou o Guarani na final por 2 a 0.
DIVULGAÇÃO FPF
Garotos do time sub-11 do Palmeiras comemoram o título do Estadual
Garotos do time sub-11 do Palmeiras comemoram o título do Estadual
NOVAS MUDANÇAS
Mauro Silva, no entanto, admitiu que a mudança neste ano foi parcial. Portanto, a FPF ainda não está seguindo totalmente as orientações da Fifa. Segundo ele, isso ocorrerá em 2017.
A FPF vai diminuir o número de jogadores para nove (um goleiro e oito na linha), permitirá número ilimitado de substituições e a entrada novamente no jogo de quem já saiu. (Grifo deste blog)
"São medidas com o mesmo fim: tornar o jogo mais técnico, mais intenso e mais lúdico para os meninos. Tudo será feito para fomentar ainda mais o futebol", disse Mauro Silva.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima