Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, maio 19, 2015

Seminário de Desenvolvimento de Futebol Feminino tem início

Começou o Seminário de Desenvolvimento do Futebol Feminino
 O Seminário de Desenvolvimento do Futebol Feminino começou na manhã desta terça-feira, no auditório da sede da CBF. O presidente Marco Polo Del Nero foi o responsável pela abertura do evento. O secretário-geral, Walter Feldman; o diretor de Patrimônio e Fundo de Legado, Oswaldo Gentile; o coordenador de futebol feminino, Marco Aurélio Cunha; e a gerente sênior da FIFA para desenvolvimento do futebol feminino, Mayi Cruz Blanco, também fizeram parte da mesa inicial do seminário.
Marco Polo ressaltou a experiência de Marco Aurélio Cunha, que, segundo o presidente da CBF, fará um excelente trabalho no comando do futebol feminino. Além disso, o presidente falou sobre a importância do governo nesta modalidade.
– O governo tem que nos ajudar. Temos que colocar o futebol feminino nas escolas, com as aulas de educação física. Temos que abrir oportunidades para as meninas que desejam jogar futebol.
Mayi Cruz Blanco falou sobre o momento do Brasil nesse esporte.
– Esse é um momento de mudança para o futebol feminino no Brasil. É o momento de dar condições para todas as mulheres que querem jogar futebol. Espero que todos concordem comigo porque precisamos de todos vocês para mudar o futebol feminino aqui.
Os presidentes de federações Mauro Carmélio (CE), Heitor Costa (RO), Antônio Aquino (AC) e Cesarino Oliveira (PI), representantes de clubes e ex-jogadoras de futebol assistem às palestras. O secretário Nacional de Futebol Defesa dos Direitos dos Torcedores, Rogérimo Hamam, também esteve presente.
O técnico da Seleção Brasileira Feminina, Vadão; o coordenador técnico, Fabrício Maia; e a jogadora Formiga, volante da Seleção, estão presentes no seminário.

Representante da FIFA fala sobre a evolução do futebol feminino no mundo
A primeira palestra do Seminário de Desenvolvimento de Futebol Feminino foi apresentada pela gerente sênior da FIFA para desenvolvimento do futebol feminino, Mayi Cruz Blanco.
Mayi mostrou aos participantes do seminário alguns casos de outros países e falou sobre o aproveitamento do futebol feminino como ferramenta social. Fez uma exposição sobre o trabalho em nações como Camboja, México, Canadá e Paraguai.
– Precisamos cada vez mais de mulheres jogando futebol feminino no Brasil e no mundo. A FIFA tem projetos e temos que fazer o nosso melhor para que isso aconteça, mas precisamos de nossos filiados para fazer tudo o que queremos.
Além de aumentar o número de mulheres dentro de campo, a FIFA quer mais representantes femininas em todo o processo da modalidade, atuando como treinadoras, administradoras, diretoras e todos os cargos envolvidos.
A representante da FIFA contou a trajetória da Seleção Japonesa. Durante dez anos, o país investiu nas categorias de base do futebol feminino e, neste ano, na Copa do Mundo do Canadá, defenderá o título mundial.
– O Brasil é um país muito apaixonado por futebol e tenho certeza de que é o lugar perfeito para o crescimento do futebol feminino. Contamos com vocês – concluiu a gerente da FIFA.

Manoel Flores explica o funcionamento das competições de futebol feminino

O diretor de Competições da CBF, Manoel Flores, e o supervisor das competições de futebol feminino, Arthur Figueiredo, falaram sobre os dois torneios organizados pela entidade: Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
A Copa do Brasil está em sua nona edição - o atual campeão é o Kindermann -, e o Campeonato Brasileiro, em sua terceira edição, tem a Ferroviária como campeã.
No Brasileiro há clubes de camisa, que atraem a mídia e patrocinadores, mas, segundo Manoel, a CBF busca valorizar os clubes que fazem um belo trabalho no futebol feminino ao longo dos anos e por isso, nesta competição, a entidade busca mesclar os dois grupos.
O Brasileiro será disputado em setembro deste ano. Para saber mais, acesse a página de Competições da CBF.
Manoel Flores se pôs à disposição dos clubes e da FIFA para melhorias e desenvolvimento das competições da CBF. 

Vadão e Fabrício Maia falam sobre a Seleção Brasileira Feminina
O técnico da Seleção Brasileira Feminina, Vadão, e o coordenador técnico, Fabrício Maia, participaram do Seminário de Desenvolvimento do Futebol Feminino. Eles foram os responsáveis pela palestra sobre a Seleção Brasileira e sua preparação para a Copa do Mundo do Canadá.
Vadão mostrou a estratégia adotada para a evolução tática e física e o crescimento técnico da seleção permanente, visando à Copa do Mundo e às outras competições.
– Sabemos que a seleção permanente não é o ideal para o fomento do futebol feminino no Brasil, mas esta foi a solução a curto prazo encontrada pela CBF para que a Seleção Feminina chegue em alto nível no Mundial. Os resultados dos treinamentos e dos testes têm nos mostrado uma grande evolução desde o início do trabalho – disse Vadão.
Fabrício Maia explicou um pouco do trabalho realizado nas categorias de base da Seleção Brasileira: Sub-15, Sub-17 e Sub-20. O coordenador técnico mostrou os calendários com jogos e torneios internacionais que essas categorias disputarão em 2015.
O Brasil estreia na Copa do Mundo de Futebol Feminino no dia 9 de junho contra a Coreia do Sul, na cidade de Montreal. 

Formiga: a visão dentro do campo
Formiga foi a encarregada de passar para todos os participantes do Seminário de Desenvolvimento Futebol a visão de dentro de campo. Com tantos presidentes de federações, clubes, treinadores na plateia, a volante da Seleção Brasileira foi a responsável por mostrar tudo que já viveu nestes 20 anos de futebol feminino.
A jogadora, que disputará sua quinta Copa do Mundo, falou aos participantes sobre o seu amor ao futebol feminino e que isso serve como orgulho e motivação para que ela continue a lutar dentro de campo.
Formiga ressaltou a importância do Seminário e falou sobre a responsabilidade de todos que estão assistindo às palestras.
- A realização desse seminário já é um vitória! Sei que as pessoas que estão nessa sala amam e apoiam o futebol feminino e por isso temos que aproveitar a oportunidade para ajudar a nossa modalidade. 
 
Experiência dentro e fora de campo: Duda fala sobre categorias de base


O investimento nas categorias de base do futebol feminino é um dos objetivos do fundo do Legado da Copa do Mundo FIFA 2014. Para falar sobre esse assunto, Duda Luizelli, que tem uma escolinha de futebol feminino há mais de 20 anos em Canoas, no Rio Grande do Sul, foi convidada para o seminário.
Duda explicou o que faz em sua escola: crianças de 2 a 6 anos têm aulas na pré-escola; de 7 a 10 anos jogam em turmas mistas; Sub-13, Sub-15 e Sub-17 participam de treinamentos só para meninas.
A responsável por este projeto social deu o exemplo de Carol, zagueira que disputou a Copa do Mundo Sub-17 em 2012 e Sub-20 em 2014. Ela começou jogando na escola da Duda.
- Temos que fomentar o futebol de base no Brasil, precisamos investir para termos grandes jogadoras no futuro. As grandes estrelas de hoje não estarão aqui para sempre - concluiu Duda. 
 . (Fonte: CBF / Edição: Benê Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima