Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, abril 27, 2015

Treinadores e Personalidades

Por Oscar Cano 
Redator de Futbol-tactico.com

article-0-0863FCE7000005DC-913_634x360


José Mourinho passou como um ciclone pela Liga espanhola. Seu caráter colidiu frontalmente contra farândola que tratam de impor a mídia. Os conflitos foram acontecendo quase que semanalmente, porque ele tampouco evitava ao contato. Tal foi o desgaste que entre eles a sensação foi criada, e mais tarde a realidade, que tinha dividido o plantel do Real Madrid. Como os resultados não estavam vindo, eles inventaram a desculpa perfeita: sua natureza, sua mão dura não combinava com tratamento que devem receber esses tipos de jogadores. Buscou mão esquerda, um perfil mais paternalista, um treinador que fizesse deixando fazer.

A cabeçada de Sergio Ramos quando expirava o tempo acrescentado na final da Champions League resolveu midiaticamente a Ancelotti e seus valores servis como uma panaceia para a direção de um grupo de elite. Que golpe de sorte, levantou o caráter do italiano até o ponto de ler que seria conveniente convertê-lo no Ferguson da equipe de Florentino Pérez. Sete meses depois, as dúvidas que surgem dos resultados voltam a aparecer, e aquilo pelo que ascenderam ao panteão de deuses torna-se seu principal defeito.

Agora já não serve o diálogo, a calma para resolver transes diários. Está perdido e se vira para exigir a inflexibilidade de antes. Cada um é como é, e honestamente não acho que é uma questão de como ser. A chave está no que no campo, o que acontece nas sessões de treino, ou seja, no jogo.

A isso devemos dedicar-nos aos treinadores seja qual seja a nossa personalidade. Para encontrar os recursos mais úteis que estão entre os jogadores do plantel, transcender os temas, saber que por muito elitista que seja uma equipe deve treinar com seriedade, implementar uma ideia e dotar de variáveis. Guardiola tem mostrado que pode, e deve treinar rigorosamente por mais que nos aconselhe que a estes jogadores top unicamente têm que mantê-los felizes exigindo-lhes pouco.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima