Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, julho 08, 2014

A Ascensão do Futebol Alemão no Século XXI

Caderno de Campo / Eduardo Conde Tega

Não estaríamos hoje copiando o antigo futebol alemão do século XX? Por que não nos inspirarmos naquilo que os alemães vem fazendo nos últimos 10 ou 12 anos?

legado alemao

Ao final da partida histórica entre Brasil X Alemanha e com enorme tristeza, trago um texto publicado em Março de 2012, que sintetiza parte do trabalho realizado pela Federação Alemã, um dos grandes referenciais de estudos da Universidade do Futebol e protagonista na elaboração de um plano de desenvolvimento do futebol naquele país.

por João Paulo S. Medina

Apesar da crise econômica que vem assolando a Europa, é difícil deixar de concordar que, no plano técnico, foi o futebol espanhol aquele que mais chamou a atenção do mundo nos últimos 5 ou 6 anos.

Após um percurso histórico que destacou os legados do Brasil (1958-1970), Holanda (1974-1978), Argentina (1982-86) e novamente Brasil (1994-2002), a Espanha, desde 2008, têm conseguido resultados internacionais expressivos, quer através de sua seleção nacional, quer através de suas duas equipes mais representativas, Barcelona e Real Madrid.

Porém, uma análise mais crítica do desempenho de campo (técnico) das principais escolas do futebol europeu, nos leva a concluir que está chegando a vez da Alemanha ocupar o protagonismo no cenário mundial.

São visíveis as mudanças ocorridas no futebol alemão nos últimos anos. E esta ascensão não se deu ao acaso.

Paralelamente às fundamentais medidas que buscou a saúde dos clubes nas áreas organizacional, econômica e mercadológica, como, por exemplo a instituição de um modelo de “fair play financeiro”, a blindagem contra investidores estrangeiros bilionários e, muitas vezes aventureiros (comuns principalmente na Inglaterra e na França), além de um grande foco no torcedor e sua presença maciça nos estádios, há que se destacar a implantação de um modelo de formação de atletas de base que já vem repercutindo favoravelmente no nível e até no próprio estilo de jogo do futebol alemão, tradicionalmente de imposição física.

Um consistente plano de gestão técnica para a formação de jogadores foi implantado e vem sendo desenvolvido já há mais de 10 anos. Hoje existem mais de 350 centros nacionais de treinamento distribuídos por todo o país, atendendo cerca de 30 mil crianças e jovens (garotos e garotas) entre 9 e 17 anos. A metodologia adotada dá ênfase aos aspectos técnicos e inteligência de jogo e não mais aos tradicionais métodos que destacavam essencialmente a força física e a disciplina tática.

Quando vemos aqui no Brasil, nos últimos tempos, a adoção de uma filosofia, começando na base, que substitui o nosso consagrado futebol-arte, o jogo bonito e criativo, por um futebol onde a força física é o destaque, fica a reflexão: não estaríamos hoje copiando o antigo futebol alemão do século XX? Por que não nos inspirarmos naquilo que os alemães vem fazendo nos últimos 10 ou 12 anos?

piramide_alemã

Processo de qualificação profissional da Federação Alemã de Futebol

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima